0

E-mail marketing como ferramenta de fidelização

No mundo atual, não existem ninguém que não esteja conectado de alguma forma com a internet, se engana quem pensa que pessoas mais velhas não tem contato com esse meio, indivíduos com mais de 50 anos tem cada vez mais acessado a internet e todos eles tem e-mail. E é por isso que empresas de grande e pequeno porte tem que investir em marketing digital, principalmente com os e-mails.

O e-mail marketing é uma das principais alternativas para a fidelização com o cliente, toda empresa deve tomar como missão a busca pela preferência do consumidor. Essa é a maneira mais fácil e barata de conquistar o gosto do cliente. Diferente dos Spams, um e-mail marketing é feito especialmente para a pessoa. Muitas empresas fazem uma pesquisa com os cliente para saber o perfil de cada um, para conhecê-los e receber suas sugestões. Dessa forma o e-mail marketing é o que a pessoa quer e precisar ver.

Com um só objetivo, mas enviado de formas diferentes esse e-mail pode chegar como:

  • Parabenização de aniversário ou datas comemorativas, sendo um e-mail mais pessoal;
  • Ofertas especiais para clientes fiéis;
  • Dica de uso do produto que a empresa vende;
  • Informações relevantes.

Crie uma lista de cliente a partir de seus interesses e perfil, assim fica mais prático e rápida o envio de e-mails e o retorno financeiro é certo. Sabendo do que cada um goste e compra, você vai poder mandar e-mails específicos como, por exemplo, uma empresa de maquiagem que sabe que certas mulheres compram muita maquiagem para os olhos, pode fazer uma oferta específica de pincéis para essas elas.

Recebendo informações importantes, o consumidor ficará sempre antenado quando receber um e-mail da empresa. Essa é uma forma simples de se fidelizar com o cliente, a consumidora Rebeca Torres conta que recebe alguns e-mails de propaganda, mas abre e lê todos “algumas empresas sabem como agradar o cliente, recebo e-mail marketing de uma empresa pelo menos uma vez na semana e sempre abro, o cuidado que eles tem com o consumidor é incrível, hoje só compro os produtos deles”. Rebeca é um exemplo de muitos que aceitam o e-mail de empresas que sabem o que estão fazendo.

O retorno imediato de um e-mail também é fundamental, a pessoa se sente acolhida e importante para a empresa. Uma companhia que se dedica em enviar conteúdo que interessa o consumidor, mas não responde ou demora a dar um retorno ao cliente acaba perdendo a clientela. Lembre-se que é mais fácil manter clientes do que conquistar novos, é claro que a busca de novos compradores deve ser interminável, mas só buscar e não manter é jogar todo o dinheiro investido fora.

Saiba quem conquistar

Ter uma lista imensa de e-mails de clientes nem sempre é a melhor alternativa, quantidade quase sempre não significa muito. Faça uma pesquisa para saber quem realmente gosta e compra seus produtos, ter poucos clientes fiéis é sempre melhor que muitos que por qualquer coisa passam a comprar e usar outras empresas.

Um grande exemplo de que a manutenção de um público cativo menor é mais significativo é a campanha feita pelo Burger King da Noruega, eles deram um Big Mac (do Mc Donalds) para quem “descurtisse” a fanpage no Facebook, para sempre. Dos 38.000 fans a página ficou apenas com 8.000 e esses passaram a interagir muito mais com a fanpage.

Conheça seus clientes e tenha uma relação amigável com eles, cliente satisfeito é empresa satisfeita. Dedique-se em enviar e-mails marketing de qualidade, assim os próprios consumidores farão a propaganda de seus produtos, até porque, encaminhar um e-mail que tenha conteúdo é muito fácil.

Gostou, Compartilhe!

Kristell

Olá, meu nome é Kristell, sou engenheira financeira, dona de casa, mãe, esposa e empreendedora digital. Realmente amo muito fazer tudo isso. Espero poder te ajudar a ter mais liberdade e ganhar dinheiro com marketing digital, assim como eu faço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *